Tags

, ,


Prefácio de Bea Johnson e Ana Pêgo

Sobre a Obra:

Este livro é o relato, na primeira pessoa, de uma jornada rumo à redução do desperdício. Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira zero waste store e mercearia biológica a granel em Portugal, apresenta-nos um guia prático que é um verdadeiro convite a uma pequena revolução, inspirado pelo seu próprio percurso e pelas experiências que tem vivido.

Durante muito tempo, a sua vida foi pautada por um consumo excessivo e irresponsável, apagado de qualquer consciência ambiental e totalmente desvinculado de uma preocupação com a sustentabilidade do planeta. Agora, a autora acompanha-nos nesta caminhada, que também foi a sua, mostrando as melhores estratégias e dicas para organizar a casa, divisão a divisão, incluindo espaços como a despensa, o frigorífico ou o roupeiro, passando pela casa de banho e o escritório.

O desafio começa dentro de casa mas parte, depois, para a escala coletiva, fora de casa, para contagiar a comunidade. Assim, estão aqui reunidas as melhores formas de reduzir o desperdício nas idas às compras, no cuidado com os animais de estimação e até na organização de eventos, como casamentos, festas de aniversário ou os festejos natalícios.

Este guia é um ponto de partida, um convite à reflexão e, depois, um impulso para a ação.

Aceitam o desafio?

Parte das receitas reverte para Ocean Alive.org e Reflorestar Portugal.

EXCERTO:

Desperdício Zero não é uma tendência, é uma necessidade, é uma obrigação. E a Eunice tem-se esforçado para vos demonstrar a melhor maneira de compreenderem isso e agirem em conformidade. (…) Ao reduzirmos o lixo na nossa casa, concluiremos que a filosofia «desperdício zero» é a antítese daquilo que anteriormente teríamos imaginado. Não nos toma mais tempo e dinheiro: uma vez implementado, este estilo de vida permite-nos poupar tempo e dinheiro! É um estilo que não significa privações; em vez disso, enriquece a vida e proporciona uma maior disponibilidade para nos dedicarmos ao que mais importa: família, amigos, novas experiências, um estilo de vida com lema Ser em vez de Ter.
Bea Johnson

Há plástico em todo o lado, desde a ilha mais remota à zona mais profunda dos oceanos, que está a afetar não só os ecossistemas, mas também a saúde humana. Perante isto, não podemos ficar indiferentes. Não podemos continuar a fingir que não vemos. É altura de agir! (…) Desafio Zero é o livro de que já estávamos a precisar.
Ana Pêgo

Sobre o Autor:

Fundadora da Maria Granel (2015), a primeira zero waste store e mercearia biológica a granel em Portugal, foi pioneira no nosso país na introdução do conceito zero waste aplicado ao consumo e ao lifestyle. Tem contribuído com o seu exemplo e a sua missão para a sensibilização da sociedade para o impacto negativo do plástico, partilhando, através de palestras, consultoria, workshops, conversas e outros eventos com convidados nacionais e internacionais, alternativas sustentáveis para a redução do desperdício. A promoção destas iniciativas tem sido decisiva para a formação e o crescimento de uma comunidade consciente e muito ativa em torno deste estilo de vida. Foi ainda graças à sua iniciativa que o livro Desperdício Zero, de Bea Johnson, foi traduzido e publicado em Portugal. Bea Johnson, por isso, a autora do prefácio de Desafio Zero, de Eunice Maia. A autora recebeu o prémio nacional Terre de Femmes 2019, da Fundação Yves Rocher, que reconhece todos os anos mulheres que se destacaram pelo seu trabalho para a preservação da biodiversidade. A distinção destacou o mérito do seu «Programa Z(h)ero», um projeto educativo ambiental destinado a escolas e a outras instituições, que colabora com estas entidades para as ajudar a adotar gestos e práticas com menor impacto. É ainda consultora e oradora na área da sustentabilidade (redução de desperdício e tendências do mercado na área do consumo consciente, low impact, zero waste).