Tags

, ,


A história desconhecida dos resistentes portugueses que lutaram contra o nazismo

Baseado em material inédito

Sobre a Obra:

Em Portugal, até hoje, pouco se sabe sobre os portugueses vítimas dos nazis em França. Mas se assim é em relação às vítimas, a ignorância é absoluta no que respeita às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do país.

Cidadãos de um país neutro, centenas de portugueses podiam ter-se adaptado às circunstâncias e ao diktat do invasor alemão. Em vez disso deixaram o conforto relativo das suas famílias, das suas casas e dos seus empregos, esqueceram o interesse próprio e lançaram-se num combate desigual pela liberdade.

A Sombra dos Heróis dá vida à história desconhecida destas centenas de homens e mulheres de carne e osso, lutadores de exceção, num relato fascinante sobre a resistência e abnegação humanas.

Prefácio de Rui Moreira

Sobre a Obra:

Barata-Feyo nasceu em 1947 na serra da Gardunha. Exilado em Paris, cidade onde iniciou a carreira jornalística, trabalhou para o International Herald Tribune, foi o assistente do diretor para a Europa, África e Médio Oriente do New York Times News Service e colaborou com o jornal francês Libération. Depois disso, já em Portugal, exerceu vários cargos de chefia e direção em jornais, revistas e televisão, nomeadamente na RTP.