Tags

, ,


A história real de como sobrevivi e escapei da Coreia do Norte

Sobre a Obra:

A Cada Estrela Cadente é o relato, na primeira pessoa, da curta mas intensa experiência de vida de Sungju Lee, um jovem coreano que aos doze anos se viu obrigado a sobreviver sozinho nas ruas da Coreia do Norte.

Numa narração tão realista quanto comovente, Sungju Lee mostra ao mundo como foi abandonar à pressa a vida boa de Pyongyang para se instalar numa cidade completamente diferente, onde passou a viver dias de fome e privação, viu os pais desaparecerem e teve de formar uma família com o seu gangue de rua, receando a todo o minuto ser preso, escravizado ou executado, e só resistindo à custa de mendigar, ludibriar, roubar, lutar… e sonhar.

Neste testemunho de resiliência baseado em factos verídicos, vemos o protagonista despir a ingenuidade da sua infância e sofrer na pele a extrema dureza da vida na sua Coreia natal.

E apercebemo-nos de como é fácil tomarmos por garantidos direitos básicos dos quais, em pleno século XXI, nem todos os seres humanos usufruem

Sobre o Autor:

Sungju Lee tem falado sobre as suas experiências e sobre os atuais problemas geopolíticos e sociais da Coreia do Norte por toda a Ásia e América do Norte, incluindo nos parlamentos britânico, canadiano e sulcoreano. Já ganhou diversos prémios pelo seu ativismo. Desde 2015, trabalha com a Aliança de Cidadãos pelos Direitos Humanos na Coreia do Norte (NKHR), sediada na Coreia do Sul, para ajudar a resgatar refugiados norte-coreanos na China.

Susan McClelland é uma jornalista premiada e galardoada em 2005 e 2008 com o Amnesty International Media Award. Os seus livros estão publicados em mais de trinta e cinco países. Algumas das suas histórias foram transformadas em documentários. Susan divide o tempo entre Toronto, no Canadá, e Edimburgo, na Escócia.