Tags

, ,


Sobre a Obra:

O meio envolvente tem uma influência decisiva no ser humano. Afeta os nossos pensamentos, as nossas emoções e a nossa resposta física, quer nos sintamos deslumbrados pelo Grand Canyon ou pela Basílica de São Pedro, em pânico numa sala lotada, ou tentados nos casinos e nos centros comerciais.

Em A Alma dos Lugares, o psicólogo e investigador na área da neurociência Colin Ellard explica como as nossas casas, os nossos locais de trabalho, as cidades que habitamos e, claro, a natureza nos vêm influenciando ao longo da história, e dá conta de como o cérebro e o corpo respondem de forma diferente aos espaços reais e virtuais. Neste livro fascinante, publicado em vários países, este especialista na dinâmica entre a psicologia, a arquitetura e a geografia – a que chama psicogeografia – analisa também a influência que as tecnologias têm no meio envolvente, questionando o leitor sobre o tipo de mundo que estamos a criar.

A Alma dos Lugares é um livro imprescindível para entendermos o nosso tempo e aquilo que somos.

Sobre o Autor:

Colin Ellard é professor de psicologia, especializado em neurociência cognitiva, na Universidade de Waterloo, no Canadá. Depois de se ter dedicado ao estudo da função espacial da neurociência em animais, passou a investigar a interação entre os humanos e o seu meio envolvente. Analisa os efeitos emocionais da arquitetura, no contexto da qual se dedica a compreender a influência que os meios físicos e imersivos, como a realidade virtual, têm sobre as pessoas. É o autor de referência no estudo da psicogeografia, cujo objetivo é a compreensão do efeito psicológico do design urbano, e do stress próprio das grandes cidades no ser humano.