Tags

, ,


As missões de medicina humanitária de quem não conseguiu ignorar o apelo dos que mais sofrem em cenários de guerra

Sobre a Obra:

Relato na primeira pessoa, ilustrado com fotografias, da presença do médico Gustavo Carona em quatro cenários de guerra, ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras. Neste livro, conta como foram as mis¬sões humanitárias que o levaram à República Democrática do Congo, Pa¬quistão, Afeganistão e Síria.

Escrito de forma dura, mas emotiva, feito de sangue, suor e lágri¬mas, este é um livro que mostra a realidade vivida no dia-a¬-dia de algumas das maiores catástrofes, onde, acima da geopolítica e dos interesses económicos, o que conta são as pessoas.

Sobre o Autor:

Gustavo Carona de Magalhães nasceu em 1980 em Toronto, Canadá, mas vive no Porto desde 1982 onde tem todas as suas raízes. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2004. Concluiu a especialidade de Anestesiologia em 2011 e em 2014 acrescentou a Sub-Especialidade de Cuidados Intensivos ambas no Hospital de São João no Porto.

Desde 2014 pertence ao Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Pedro Hispano em Matosinhos. Pelos Médicos do Mundo em 2009 fez a sua 1a missão humanitária em Moçambique. E pelos Médicos Sem Fronteiras trabalhou em 5 missões humantárias em diferentes países, todas em cenário de guerra: RDCongo – 2009 ( Kivu do Norte em Masisi) ; Paquistão – 2011 (Província do Noroeste, Timergara); Afeganistão – 2012 (Província de Helmand, Lashkar Gah); Síria – 2013 (Região de Idlib); Rép. Centro-Africana – 2016 (Bangui) ….segue-se: Iraque – 2017 (Mosul) .

Tem difundido de norte a sul do país em escolas, universidades e na comunicação social, todo o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras e as suas experiências humanitárias. Recebeu em 2015, a distinção de ex-aluno e também o prémio de “Voluntariado Internacional” pela Universidade do Porto.