Tags

, ,


Na Quinta da Cancela, em Guimarães, é possível ficar hospedado sem pagar nada, entre 19 e 25 de novembro.Tudo faz parte da iniciativa Border Week. Veja mais na galeria.

Dormir num turismo rural sem pagar um único cêntimo. Parece mentira, mas é verdade. E a boa notícia é que não tem que esperar pelo Natal para receber uma prenda deste género. A Barter Week é uma iniciativa global que decorre anualmente, em novembro, e que funciona com um sistema de trocas: dorme-se num determinado local em troca de algo que esta unidade de alojamento precise.

A edição de 2018 está à porta e vai prolongar-se durante uma semana, entre os dias 19 e 25 de novembro, segundo conta uma nova reportagem do jornal britânico «Daily Mail». Ao todo são centenas de turismos rurais, hostels, e bed & breakfast de 60 países que se associam a esta iniciativa, e Portugal não é exceção. Há três ofertas portuguesas para a edição deste ano: um hostel em Lisboa, uma pensão em Almagreira (na ilha de Santa Maria, nos Açores) e um turismo rural que já é uma referência no Norte.

Trata-se da 1720 Quinta da Cancela, em Guimarães, um turismo rural que existe desde o ano que lhe dá nome e que também é produtora de vinho: tinto, rosé, verde e espumante. O preço médio por noite costuma rondar os 100 euros, mas entre 19 e 25 de novembro pode dormir aqui sem pagar nada: desde que se preste a oferecer alguns dos serviços que a quinta precisa. Nomeadamente, ao nível da carpintaria, do restauro de móveis, da agricultura e da jardinagem. Ou até pela troca de noites num outro alojamento, caso seja responsável por um espaço semelhante.

«Sempre gostei deste género de intercâmbio», explica Artur Carvalho, o proprietário da Quinta da Cancela, um negócio familiar que funciona há cerca de 15 anos e que já vai na sexta geração de gerentes. «Esta iniciativa começou há tempos em Itália e foi-se espalhando pelo mundo fora», acrescenta o dono. Ao todo, são quatro quartos duplos e uma casa com capacidade até quatro pessoas. Se tiver habilidade para alguma das atividades que a quinta necessita, basta ir ao site e reservar, a custo zero. Pode consultar mais informação na página da Quinta da Cancela da Barter Week ou no endereço oficial deste turismo rural de Guimarães.

Source: https://www.evasoes.pt/fim-de-semana/quinta-da-cancela-guimaraes-o-turismo-rural-onde-se-pode-dormir-sem-pagar/