Com a chegada do outono são as bebidas mais quentes que apetecem, entre elas o chá. Eis alguns sítios no Porto onde pode bebê-lo.
Tomar uma chávena de chá quente a meio da tarde continua um clássico de aconchego e bom gosto, principalmente nos dias mais frios. Nestes 7 casas do Grande Porto há chás e infusões vindas de todo o mundo, sempre com alguns docinhos a acompanhar.
1. Casa de Chá Mil Folhas
Em Leça da Palmeira há uma casa onde não faltam bolos caseiros, éclairs, cupcakes, scones e torradas, para serem acompanhados por chás ou infusões variadas.
De Inglaterra chegou a inspiração para o espaço – o chá, que no Buuh! é da marca Le Palais des Thés, o mobiliário de madeira em segunda mão, que chegou de terras britânicas, e a música, que é dada por vinis, e tanto pode ser de David Bowie como The Doors. Os diferentes bolos caseiros e a esplanada coberta fazem os clientes voltar.
Esta casa de chá tem mais de 20 anos e é para muitos uma referência na cidade. Mantém a decoração de inspiração inglesa desde o primeiro dia – tetos e piso de madeira de mogno, toalha de linho, sofás de veludo vermelho e serviços de chá de porcelana inglesa. De entre os vários chás que constam na lista, um dos que mais chávenas enche é o das Caraíbas (chá preto aromatizado com laranja e pétalas de girassol), acompanhado dos indispensáveis scones.
Aqui não há pressas a percorrer a longa carta de chás, com mais de 300 opções. Dos mais tradicionais até a infusões e misturas variadas, têm origem nos quatro cantos do mundo, da Tailândia ao Japão, passando pelos Açores, Índia e Coreia. Quase tão difícil é escolher uma fatia de bolo – de recomendar o de chocolate – ou tarte, merengada ou não, para acompanhar.
Entre as 12h30 e as 18h00, no Bar das Cardosas é servido diariamente o «Afternoon Tea», com os tradicionais sabores ingleses, que inclui scones, com ou sem passas, uma seleção de sandwiches e sobremesas. O chá é a estrela desta oferta, havendo-o verde do Sahara – um clássico intemporal com um travo a menta -, preto do Ceilão ou da região de Daarjeling, na Índia, branco da China, rooibos proveniente da África do Sul, entre outros.
A dois passos do Jardim de São Lázaro há uma montra recheada de scones, pão de banana, bolachas de pepitas de chocolate, cupcakes, bolos, donuts e tartes. Para acompanhar todas estas gulodices há chá, claro, da Companhia Portugueza do Chá e infusões biológicas nacionais.
Tostas e panquecas saborosas, como as Very Berry, com frutos vermelhos, merengue de abacate, xarope de ácer, amêndoa laminada e menta fresca, são algumas das sugestões do recente Nola Kitchen para um lanche acompanhado de um dos chás franceses da Compagnie Coloniale ou o Prana Chai, que vem da Austrália.