Tags

, , ,


Para refrescar nestes dias de calor nada melhor que um belo gelado artesanal, e em qualquer geladaria que se preze não faltam os clássicos sabores de fruta. Mais ou menos doces, fazem as delícias de miúdos e graúdos.

Há quem prefira os gelados mais gulosos, com sabor a chocolate, caramelo e combinações arrojadas com várias coberturas, mas se há coisa que nunca desilude são os clássicos gelados e sorvetes de fruta. São frescos e na sua maioria mais saudáveis, sejam servidos em bola, cone, em forma de flor ou até taças de vários sabores. Ao cliente cabe apenas escolher e fazer as combinações que achar mais apetitosas.

Há opções para todos os gostos, e nisso não há discussão.

1. Neveiros (Porto)

É a mais antiga geladaria da cidade. Nasceu na década de 50, pelas mãos de Alda Freiria, uma lisboeta que se fixou no Porto. Agora quem gere o negócio, e faz os gelados, é Maria Adelina. Na casa da Rua da Alegria, mas também no novo espaço no Mercado do Bom Sucesso, é possível provar os sabores clássicos de sempre, como o de tangerina, laranja, lima e limão. Algumas novidades vão sendo introduzidas a cada estação, como o fresquinho sorvete de abacate.

2. Sincelo (Porto)

A par da geladaria Neveiros, a Sincelo é uma das mais conhecidas e antigas casas de gelados da cidade. Há quase 40 anos que serve gelados na rua de Ceuta. De lá para cá, abriram as portas mais dois espaços Sincelo, no 41 do Passeio de São Lázaro e, mais recentemente, no 45 do Cais da Ribeira. Em cada uma delas, é possível provar os gelados artesanais do costume, incluindo os de fruta. A saber: de maracujá, melancia, morango, coco, mirtilo, manga, pêra, lima, maçã, laranja ou banana.

3. Ice Lovers (Porto)

A Ice Lovers abriu portas em 2015 na baixa portuense. Na montra há mais de uma dezena de sabores de gelado e sorvetes, que se servem também na companhia de crepes, waffles e em combinações explosivas nas tradicionais taças de vidro. Mas quando é dos clássicos de fruta que se fala, o gelado de morango lá está para encabeçar a lista de sugestões bem frescas, que convida também a provar o recente sorvete de kiwi.

4. Amorino (Porto)

Os gelados em forma de rosa são a imagem de marca desta geladaria que veio de França, mas que segue a receita italiana. Cada cone, ou copo, pode levar tantos sabores quantos o cliente quiser, podendo mesmo serem todos os 24, que incluem, entre outros, os gelados de framboesa, amêndoa-avelã, pistácio, banana e maracujá.

5. La Copa (Porto)

O verão de 2014 trouxe mais uma geladaria à cidade, com uma esplanada escondida nas traseiras, de retoques decorativos vintage. Ao balcão da La Copa há duas dezenas de gelados artesanais. Aos sabores clássicos, como o de chocolate, iogurte, papaia e morango, juntam-se outros mais arrojados, como o sorvete de pistáchio, o gelado de requeijão com doce de abóbora ou até o de violeta.

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::

Aqui tens Liliana algumas lojas com gelados para ires saborear e te lambuzar no Porto. eheheh 🙂