Tags

, ,


Não há por que estranhar a harmonização de gelados com vinho, de estranhar é que não se faça desde sempre. Conheça aqui cinco vinhos rosés capazes de potenciar os sabores das sobremesas e gelados na hora da refeição.

Não há por que estranhar a harmonização de gelados com vinho, de estranhar é que não se faça desde sempre. Um gelado tem proteína, gordura, açúcar e todo um património aromático e de sabor e por isso merece a maior atenção. O vinho rosé ajuda a ler os componentes de um gelado, servindo como filtro e desde que haja cuidado na escolha dos sabores, potencia em muito o prazer. Além de que está mais do que na hora de procurar outra bebida para além da água, a que todos nos temos sujeitado como se fosse obrigatório.

Nas sobremesas caseiras e na pastelaria tradicional, chantilly, creme de pasteleiro e creme de manteiga pegam no rosé e vestem-no de pajem real. Inesquecível a experiência com bolo-rei, a exacerbar os frutos secos e a fruta cristalizada, ao mesmo tempo que faz sentir a textura da massa brioche. Mesmo um leite-creme mostra nuances interessantes, não tanto como a tarte de amêndoa ou noz. Modo de descoberta ativado, é só experimentar.

Herdade do Sobroso regional alentejano rosé 2017 | Herdade do Sobroso

Feito exclusivamente a partir da casta syrah, é um regalo para os sentidos, e cai bem com gelados de morango, framboesa ou ameixa. Para todas as idades e momentos, fator surpresa garantido.

Preço: 12,50 euros

Classificação: 17/20

Crasto DOC Douro rosé 2017 | Quinta do Crasto

Rosé produzido a partir de touriga nacional e tinta roriz, vai bem com a doçaria caseira da grande tradição portuguesa. Arroz-doce, leite-creme e pudins de ovos são companhia boa para este vinho de porte duriense.

Preço: 11 euros

Classificação: 16,5/20

Covela regional Minho rosé 2017 | Lima & Smith

Muito bom com leite-creme, queimado ou não, genial com um gelado de vinagre balsâmico. Vão bem também tartes e nougats de frutos secos diversos, assim como as simples e típicas amêndoas torradas.

Preço: 10 euros

Classificação: 17,5/20

Herdade de São Miguel | Soc. Agr. Alexandre Relvas

Rosé elegante e pefumado, vai bem com bolo de chocolate com uma bola de gelado de baunilha, ou com crème brulée com frutos vermelhos.

Preço: 5,50 euros

Classificação: 16/20

Vale da Raposa DOC Douro rosé 2017 | Domingos Alves de Sousa

Sobremesas com queijos frescos, curados ou ralados vão casar bem com este rosé de boa cepa. Muito bom também com bombons recheados.

Preço: 8 euros

Classificação: 16,5/20

:::::::::::::::::::::::::::::

Source: https://www.evasoes.pt/beber/5-roses-para-acompanhar-sobremesas-e-gelados/