Tags

, , ,


É fruto de mais uma história de quem se apaixonou pela cidade e decidiu fazer dela sua casa. Desta feita, o novo recanto na Miguel Bombarda tem sabor francês.

Chama-se Chouquette, como o bolo feito com massa choux e polvilhado com açúcar. Receita francesa, pois claro. Lá dentro também os há, lado a lado com uma montra bem recheada com a doçaria típica de França. «Queríamos que as pessoas encontrassem tudo o que há numa pâtisserie parisiense», diz Emilie Briard, natural de Chantilly – pequena cidade a norte de Paris que dá também o nome ao famoso creme – e que ao lado de Tawfik Kaoue, trocou o cargo de chefe pasteleira num restaurante em Paris pela cidade que os encantou há dois anos.

«Fizemos uma viagem por várias cidades portuguesas. O Porto foi a última e apaixonámo-nos pelas pessoas e pelo ambiente», conta Emilie. O desejo de abrir um negócio não era novo, só faltava encontrar «o sítio perfeito». Foi no epicentro do Quarteirão das Artes, onde acaba a zona pedonal da rua Miguel Bombarda que puseram mãos à obra e construíram uma cafetaria luminosa com madeira e mesas de mármore, e desenhos emoldurados na parede.

Paris Brest e Lemon Tart são as especialidades, mas estão longe de ser as únicas sobremesas que Emilie aqui prepara, com atenção ao pormenor. A primeira é um bolo feito com massa choux e recheado com creme mousseline. A outra é uma torta de limão merengada. As formas e cores abrem o apetite, que não fica desiludido ao provar.

Arroz doce com caramelo salgado, sablé bretons (bolachas de manteiga da Bretanha), browniestartelettesde cappuccino, tartes de fruta e uma sobremesa do dia que é sempre uma surpresa, compõe a carta que«vai mudando», lembra a chefe.

De França chegam também as variedades de chá da marca Kusmi Tea que aqui servem, ao lado de limonadas, sumos de fruta naturais ou bebidas quentes, como o cappuccino ou o bem típico «Grog», uma bebida feita com rum e mel.

Num armário à entrada descansam livros e jogos de tabuleiro para um lanche prolongado. O espírito é de partilha, e Tawfik deixa ainda o convite: «quem quiser pode trazer um livro e levar outro». É também habitual encontrar a irrequieta – mas simpática – Marcia a correr pela cafetaria. A cadela do casal é a primeira a dar as boas-vindas a quem entra na pâtisserie. Depois, é sentar, abrir um livro e provar coisas boas.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

MORADA: Rua Miguel Bombarda, 78, Porto (Cedofeita)
TELEFONE: 939596448
HORÁRIO: Das 09h00 às 19h00. Encerra ao domingo é à segunda.
CUSTO (): Preço médio: 5 euros
FACEBOOK: http://facebook.com/chouquetteporto