Tags

,


No final de março, abriu na Junqueira uma pequena loja dedicada à grande obra do cartunista belga Hergé – e às aventuras do repórter mais célebre e aventureiro de todos os tempos.

No final de março, abriu na Junqueira uma pequena loja dedicada à grande obra do cartunista belga Hergé – e às aventuras do repórter mais célebre e aventureiro de todos os tempos.
As aventuras de Tintin vivem-se agora num novo espaço na Rua da Junqueira. Nos 25 metros quadrados da The Tintin Shop cabe todo o universo do repórter mais famoso do mundo. É o próprio, na companhia do seu fiel cão Milu e do foguetão que o levou à lua, que dá as boas-vindas aos fãs, em tamanho gigante, na montra. E esses têm, de facto, entre 7 e 77 anos.

Numa explosão de cor, aqui encontra-se um pouco de tudo para agradar a crianças e a colecionadores que cresceram à medida que a obra do cartunista belga Georges Prosper Remi, mais conhecido por Hergé, foi ganhando forma e dimensão. Estão lá as pequenas figuras, em plástico ou em resina, mas também postais, T-shirts, pósteres e, claro, os livros – tanto os álbuns das aventuras aos quadradinhos, como outros de perspetiva mais monográfica sobre assuntos tão diversos como a arte ou as viagens, sempre com a obra de Hergé como ponto de partida.

Os objetos mais procurados? As figuras. Nas vitrinas, lá estão, além de Tintin e Milu, o Capitão Haddock, os detetives Dupond e Dupond, o professor Girassol, a cantora de ópera Bianca Castafiore e as restantes personagens. Aos artigos com maior procura junta-se o mais cobiçado: o foguetão de 90 centímetros, que custa 995 euros e é o produto mais caro da loja. Os álbuns? Esses, os 24, forram uma parede inteira e estão disponíveis em francês, inglês, alemão, espanhol e português.

A versão portuguesa não podia faltar, pois o que levou Nathalie e Louis Castellano a abrir loja cá foi a afinidade entre Portugal, Tintin e a história de vida deste casal francês. «O meu marido trabalha há mais de 20 anos na Moulinsart», explica Nathalie, referindo-se à fundação belga que gere o legado de Hergé.

«Conhecemos Lisboa há quatro anos, gostámos muito e achámos que era o local indicado para esta loja», continua, lembrando que as primeiras traduções das aventuras de Tintin foram as portuguesas, para a publicação O Papagaio, e também que foi cá que os desenhos de Hergé apareceram pela primeira vez a cores. Tudo bons motivos para escolher Lisboa.

THE TINTIN SHOP:

MORADA: Rua da Junqueira, 450 (Belém)
TELEFONE: 214054639
HORÁRIO: Das 11h00 às 19h00. Encerra à quarta
:::::::::::::::::