Tags

, ,


Sobre a Obra:

A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e esgotou os recursos da Europa. Nesta obra provocadora, Niall Ferguson pergunta: terá valido a pena tamanho sacrifício? Esta guerra foi realmente um cataclismo inevitável e eram os alemães uma ameaça real? Terá a guerra sido recebida, como costuma afirmar-se, com entusiasmo popular? Porque continuaram os soldados a combater quando as condições eram tão terríveis? Haveria de facto um desejo de matar, que conduziu os homens à autodestruição?

A guerra, afirma ele, foi um desastre – mas não pelas razões que pensamos. Pior do que uma tragédia, foi o maior erro da história moderna.

Sobre o Autor:

Niall Ferguson nasceu em 1964 em Glasgow, na Escócia. É um historiador do imperialismo moderno muito conhecido, tendo já uma vasta obra publicada. É professor na Universidade de Harvard, na Hoover Institution da Universidade de Stanford, e é investigador do Jesus College na Universidade de Oxford. Ferguson é especialista em História Económica e Financeira.
Actualmente é o historiador mais conhecido dos Estados Unidos e, em 2004, a revista Time nomeou-o uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. É também comentador de televisão e rádio sobre assuntos de política e economia contemporâneas, escreve regularmente para a imprensa inglesa e americana e é colunista semanal do Sunday Telegraph e do LA Times. Como comentador político, desafia muitas das opiniões tradicionais da história.
Niall Ferguson é campeão académico de História Virtual: gosta de imaginar desfechos alternativos para a história. Para ele não há caminhos na história que determinam o que vai acontecer, o mundo não é progressivo nem regressivo, são as acções individuais que determinam se vivemos num mundo melhor ou pior. Outra das suas áreas de interesse é a história judaica.