Vale a pena visitar...

Porto: Gin para quem gosta… e para os outros


Com mais de 250 referências de todo o mundo, Portugal incluído, este bar em frente ao rio Douro está aberto todos os dias da semana.

Nuno Monteiro não podia estar mais satisfeito com o espaço que encontrou no soalheiro Cais das Pedras, em Massarelos, em frente ao rio Douro, onde no final de junho abriu este bar dedicado não apenas aos amantes do gin mas também a todos aqueles que precisem de ser convencidos. A casa chama-se Rota do Gin porque essa é a bebida rainha do espaço, com mais de 250 referências de todo o mundo disponíveis, mas também pelo convite que se faz aos clientes para que procurem o seu caminho na degustação.

«Podemos fazer um gin doce, cítrico, suave, são várias as características que podem ser exploradas», explica o proprietário, que está atrás do balcão a escutar as preferências de cada um, para as traduzir depois no copo. Por isso, salienta Nuno Monteiro, este é um bom lugar para quem se quer iniciar no gin… e um desafio para quem acha que não gosta. Fazem-se cocktails à base de gin, mas o destaque vai para o gin tónico personalizado.

Nos últimos três anos e meio, Nuno Monteiro esteve à frente de um restaurante-bar em Lisboa, mas acabou por tornar à sua terra natal, o Porto, para experimentar um conceito que há muito lhe interessava. Não por causa da moda do gin, sublinha, mas pelo universo de possibilidades que este abre. «Ando sempre à procura de tudo o que são novidades ou raridades e só servimos [águas] tónicas premium. Não pensamos só nos números mas na qualidade», garante. Os preços vão dos 7 aos 13 euros.
O espaço é amplo e vai para além do que o olhar abarca inicialmente. Na grande sala do piso térreo, salta à vista o balcão de oito metros e a garrafeira iluminada. A decoração, moderna mas intimista, saiu da cabeça do proprietário, que pontuou o espaço com várias poltronas e sofás, grandes espelhos e obras de arte que vão estar espalhadas também pelo piso superior.

A Rota do Gin ainda mal se estreou na Invicta e já está a tratar de uma extensão para Lisboa, refere Nuno Monteiro. Se tudo correr conforme previsto, o novo espaço deverá abrir na capital em outubro.

MORADA: Cais das Pedras, 13 (Massarelos), Porto
TELEFONE: 919973000
HORÁRIO: Das 18h00 às 02h00. Não encerra.
CUSTO(€€) Preços: Gins entre os 7 e os 13 euros
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s