Alimentação · Lifestyle

Dieta para corredores: confira dicas de alimentação


Nos últimos anos, o número de praticantes de corrida aumentou consideravelmente, e com isso as dúvidas sobre a alimentação adequada para essa modalidade também. Sabemos que a dieta e alimentação tem que ser individualizada para cada corredor, pois cada um tem suas particularidades como idade, sexo, peso, tempo e intensidade da atividade física, porém é possível estruturar sugestões básicas que se encaixam para todos os perfis.

A dieta dos praticantes de corrida tem que ser balanceada e para isso deve incluir alimentos saudáveis e variados, assim ofertando os nutrientes básicos em quantidade adequadas, atendendo as necessidades energéticas. Devem ser incluídos durante o dia carboidratos complexos, como batata doce e alimentos integrais, proteínas como frango, peixe, ovos e também fibras. Além disso, é importante realizar a adequada hidratação, tomando no mínimo, 2 litros de água por dia e também se alimentar corretamente de 3 em 3 horas.

A corrida em conjunto com uma alimentação saudável oferece muitos benefícios, como melhora da qualidade de vida, alivio do stress, além de ajudar na perda de peso.

o que comer antes de correr?

Para conseguir ter um bom desemprenho na corrida, é necessário consumir alimentos que gerem energia rapidamente para o corpo. Opte por carboidratos com baixo ou moderado índice glicêmico, por exemplo batata doce, pães integrais, sucos. Evite o consumo exagerado de proteínas, gorduras e fibras no pré-treino, pois pode causar desconforto gástrico que prejudicará sua performance.

Faça uma refeição leve de 40-60 minutos antes do exercício e não esqueça da hidratação, assim se mantendo saudável e evitando complicações como a hipoglicemia.

o que comer depois de correr?

A alimentação após a corrida é muito importante e deve ser feita logo após o término do exercício afim de evitar complicações e perda muscular, o catabolismo. Nesse momento sugere-se carboidratos com índice glicêmico mais alto, como arroz e massas, mel, frutas, em conjunto com boas fontes de proteína como frango, queijos, peixes, carne vermelha. Em relação aos suplementos proteicos, a indicação pode ou não ser feita, devendo ser avaliado de forma individualizada por um nutricionista.

hidratação e corrida

Nem todos os praticantes de atividade física dão a devida importância para a ingestão de água porém, deve ser feita adequadamente assim evitando desidratação, que pode ser muito prejudicial.

Antes de correr recomenda-se ingerir de 200-400ml de água de 30-60 minutos antes da corrida. E no pós-treino, a hidratação também é indispensável. Como dica sugere-se que o indivíduo verifique seu peso antes e depois de correr, e para cada quilo perdido durante o exercício recomenda-se ingerir 1 litro de água. Se a atividade for muito intensa, o consumo de repositor hidroeletrolítico pode ser indicada.

Source: https://www.natue.com.br/natuelife/dieta-para-corredores-confira-dicas-de-alimentacao.html

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s