Vale a pena visitar...

Praça da Ribeira: património mundial com o Douro aos pés


Restaurantes, hotéis e lojas preenchem um dos lugares mais emblemáticos – e antigos – da cidade, onde é o rio que conta a sua história. É nesta praça que desagua também, por estes dias, a movida do São João.

A Praça da Ribeira, ladeada por casario antigo e colorido, e ruelas por onde facilmente alguém de fora se perde, é de origem medieval, sendo considerada uma das mais antigas da cidade. Em 1996, a praça, inserida no centro histórico do Porto, foi abrangida pela classificação enquanto Património da Humanidade pela UNESCO. A par da sua beleza, talvez seja uma das razões do seu grande movimento de turistas. Mas a praça sempre foi bastante movimentada, embora por diferentes razões. Há uns séculos, devido à presença de um porto de rio, tornou-se uma zona comercial, onde não faltavam tendas de vendas e lota do peixe. Este movimento levou a uma remodelação da praça, por iniciativa de João de Almada e Melo, na segunda metade do século XVIII, que resultou na abertura de novas ruas e na construção da imponente Fonte da Praça da Ribeira. Em 1980, um conjunto de intervenções arqueológicas revelou um chafariz do século XVII. Foi reconstruído no seu local de origem e coroado com o famoso O Cubo, em 1984, uma das mais marcantes obras do escultor José Rodrigues.

Mais informações, veja aqui: http://www.evasoes.pt/ar-livre/porto-praca-da-ribeira-patrimonio-mundial-com-o-douro-aos-pes/?utm_source=evasoes.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle&_ga=2.178800807.2046157211.1498592847-1737521424.1497392245

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s