Vale a pena visitar...

Geladarias artesanais para conhecer no Porto… (parte 2)


Mamma Maria

É a cara da Mamma Maria que serve de imagem à geladaria que nasceu na Batalha, no início de 2016. Foi o cumprimento do sonho da avó que motivou Sandra e Michele Mezzero a avançarem para mais um projeto, depois de terem espalhados as suas pizarias S. Martino um pouco por todo o país. Pouco mais de um ano depois da inauguração, a Mamma Maria já tem mais um espaço, no Cais de Gaia, aberto no verão de 2016. Os gelados podem ser provados no copo ou em cones gigantes, em sabores criativos, de Super Bock a limoncello.

Gelataria Portuense

O verão de 2016 trouxe uma geladaria de inspiração italiana até à cidade. Ana Ferreira e Ana Gonçalves aprenderam a arte em Itália e importaram o «verdadeiro gelato», «menos frio e menos gorduroso», feitos apenas com ingredientes naturais. Do laboratório no Bonjardim saem sabores apetecíveis: de chá verde matcha, chocolate branco e framboesa, com vinho do Porto tawny, ou de chá Earl Grey, com caramelo salgado e cacau.

 

Gelataria do Porto

A estrela da geladaria de Cedofeita é a esparguete. Ninguém perdeu a cabeça e começou a servir pratos italianos numa geladaria. Este é apenas o nome dado ao gelado que é desfiado e coberto com molho de frutos vermelhos e que aparenta ser uma boa dose de esparguete à bolonhesa. O projeto de Miguel Santos nasceu no verão de 2016 e aposta nos sabores artesanais, sem conservantes, feitos apenas com fruta natural. As bolas podem ser complementadas com extras: Nutella, fruta, frutos secos, chantilly ou chocolate quente.

 

Mo-Mo Gelataria Artesanal

É uma das novas geladarias da cidade. Pequena no espaço, grande na variedade de sabores, que são quase duas dezenas. E porque o gelado é o aperitivo perfeito para o verão, por ali, sentar só mesmo na esplanada, já que no interior da loja está apenas o balcão e a montra onde se pode espreitar alguns sabores clássicos e outros mais originais, como o de tangerina ou de Snickers.

 

Santini

Em 1949, Attilio Santini criou uma tradição na praia do Tamariz, em Cascais. Os gelados ganharam uma enorme legião de fãs e mais de 50 anos depois, continuam a ser dos mais procurados na capital. Mas foi preciso esperar até 2015 para que o Porto tivesse uma Santini só sua. A loja nasceu no Largo dos Lóios com as tradicionais riscas vermelhas e brancas mas, mais importante, os sabores e os gelados do costume.

 

Source: http://www.evasoes.pt/

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s