Livros

Têm dez anos e escreveram um livro


“Havia um senhor que se chamava Manuel da Bouça, que partiu para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Acabou por voltar com menos dinheiro do que partira e com um neto à sua espera”. Esta é a história do livro “Emigrantes”, do autor oliveirense Ferreira de Castro, contada por Marta Oliveira, de 10 anos, uma das autoras da adaptação da obra para crianças.

Foi pelas mãos dos alunos do 4º ano da EB1 de Areosa, em Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, do ano letivo 2015/16, que nasceu a adaptação infantil do livro “Emigrantes”, com ilustrações à medida dos pequenos autores. Já venderam mais de 100 exemplares.

A ideia surgiu num concurso de leitura, por altura do centenário da vida literária de Ferreira de Castro, que se festejou em 2016. E é Maurício Moura, de 10 anos, que explica: “Trabalhámos um livro que retratava a vida de Ferreira de Castro. E foi aí que ficou o nosso bichinho de querer saber mais sobre o autor”.

“Como há um livro que é “A Selva” para crianças, uma adaptação antiga de uma obra do autor, surgiu a ideia de adaptar os “Emigrantes”, porque é um tema atual”, diz a professora Mónica Martins, que tem esperança que os mais jovens conheçam Ferreira de Castro a partir daqui. O original leram por partes. E em grupos recontavam a história, na linguagem própria de miúdos de 9 anos. No final, juntaram os textos e foram também eles os autores das ilustrações. Todas as aulas dedicavam um bocadinho ao projeto, que levou dois meses a ficar concluído.

Primeiro, fizeram uma edição “caseira”, mas mais tarde a Chiado Editora publicou a obra. Não conta histórias de heróis ou de fadas, é antes uma história de trabalho e emigração. Por isso, Renato Ferreira, com 11 anos, refere em jeito despachado: “Dizem-nos que estão muito impressionados com o facto de uma turma de crianças conseguir escrever um livro destes”.

Source: http://tag.jn.pt/dez-anos-escreveram-um-livro/

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s