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O jin shin jyutsu é uma arte milenar que os japoneses utilizam desde sempre para recarregar baterias e tem vindo a ganhar destaque também no ocidente. Se todos somos energia, por que razão não havemos de aprender a acalmá-la?

 

Sente-se zangado? Angustiado? Nervoso? Triste, deprimido, com a autoestima em baixo? A temer algum embate específico na sua vida? E se lhe dissermos que a solução está – literalmente – nas suas mãos e só requer cinco minutos para pôr em prática?

 O que é facto é que o jin shin jyutsu é conhecido no Japão há milénios e são muitos os estudos que lhe reconhecem eficácia a equilibrar a energia do corpo, proporcionando alívio instantâneo do stress.

A ideia é que cada um dos dedos da mão corresponde a um estado emocional específico, pelo que pressioná-los atuaria ao nível dos respetivos sentimentos.

Uma pesquisa conduzida no Markey Cancer Center (instituto oncológico associado à Universidade do Kentucky, nos EUA) concluiu ainda que os pacientes a quem esta terapia foi aplicada responderam com uma diminuição do stress, das náuseas e do sentimento de angústia associados à doença. Outra investigação realizada com enfermeiras apurou que aquelas que aplicaram o jin shin jyutsu a si mesmas diariamente, durante um mês, desenvolveram índices significativos de gratidão, calma e motivação, enquanto perdiam os anteriores sintomas de depressão, ressentimento e stress.

A ideia é que cada um dos dedos da mão corresponde a um estado emocional específico, pelo que pressioná-lo por um ou dois minutos, envolvendo-o bem com os dedos da outra mão, atuaria ao nível dos respetivos sentimentos de medo, preocupação, tristeza, raiva ou fraca autoconfiança, harmonizando o corpo e a mente.

Transmitido ao longo de gerações antes de começar a cair no esquecimento, o jin shin jyutsu foi recuperado no século xx por Jiro Murai (1886-1961), um mestre japonês que garantiu que esta prática chegaria também ao ocidente ao ensiná-la à aluna Mary Burmeister, que por sua vez a divulgou por cá na década de 60.

Quanto ao próprio Jiro, mergulhou de cabeça neste conhecimento milenar quando aos 26 anos lhe foi diagnosticada uma doença incurável. Sentenciado, sem nada a perder, lembrou-se dos sábios a meditar em silêncio mantendo os dedos das mãos em posições específicas (mudras). Durante sete dias copiou-lhes a postura, ao mesmo tempo que meditava e jejuava. Curou-se ao fim desse tempo, prometendo a si mesmo que levaria o jin shin jyutsu tão longe quanto possível para ajudar outros.

Polegar: Ajuda a combater o stress, a tensão e a ansiedade.

Indicador: Ajuda a combater o medo. Atua ao nível da digestão e das costas.
Médio: Ajuda a controlar o ressentimento, a raiva, a frustração, a indecisão e a fadiga.
Anelar: Ajuda a combater os sentimentos de tristeza e a depressão, ao mesmo tempo que potencia a capacidade de decisão.
Mindinho: Ligado ao coração, ajuda a controlar a ansiedade. Eleva ainda o otimismo e a autoconfiança.

Palma da mão: Aplicar uma ligeira pressão na palma ajuda a acalmar a mente em turbilhão e contribui para o equilíbrio generalizado do corpo.

Source: http://www.noticiasmagazine.pt/2017/jin-shin-jyutsu-milagre-japones-para-eliminar-o-stress-em-5-minutos/